::GOVERNO DO BRASIL | Registro sindical eletrônico traz agilidade e transparência — Governo do Brasil

Inscreva-se para receber nossos Boletins Diários gratuitamente!


Com o e-Sindical, desde maio a tramitação dos processos de registro sindical passou a ser eletrônica. A mudança trouxe agilidade e segurança, além de facilitar o acesso do cidadão ao serviço e ao controle social das ações do estado. Os interessados já podem solicitar o registro, fazer consultas sobre o processo e pedir a cópia digital, sem a necessidade de deslocamento.

O coordenador-geral de registro sindical do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Fernando Busnardo, destacou que em um país de grande dimensão como o Brasil, o serviço digital é uma necessidade. “É uma facilidade nesse Brasil gigante. O interessado poder gerar um processo da sua sala, do seu computador, não precisa recorrer a uma unidade, um protocolo e demorar dias quando precisava de cópia. Agora está tudo acessível, além da transparência, a facilidade que o usuário tem”, disse.

Outro avanço da mudança será a redução de prazos do processo. A expectativa é que, até 2020, o tempo entre a solicitação e a distribuição do processo seja reduzido de cerca de 900 para 10 dias. A meta é reduzir de quatro anos para nove meses o prazo entre o início dos trâmites e a decisão final sobre a concessão do registro.

JPG Institucional 300x250
JPG Institucional 300x250
JPG Institucional 728x90

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), Antônio de Souza Ramalho, destacou a transparência que o processo passa a ter. “Acho super positivo porque antes quem queria criar um sindicato ficava na fila, virava quase uma barganha de negócios. Vai trazer mais agilidade, transparência e dar a condição de dizer, você não preenche o mínimo dos requisitos para criar um sindicato”, disse.

300x250
468x60
_728x90

Digitalização de processos

Além dos processos que se iniciam serem totalmente eletrônicos, os antigos estão sendo digitalizados. Nos 200 dias do governo do presidente Jair Bolsonaro, 90% dos processos em papel foram digitalizados.

O coordenador do registo sindical, Luiz Fernando Busnardo, explicou ainda que os processos ativos estão todos digitalizados e podem ser acessados. A meta é fazer o mesmo com aqueles que já foram finalizados. São 25 mil os processos tramitados ao longo dos últimos 15 anos.

Redução de Custos

O e-Sindical também representa economia nos gastos com recursos humanos e estrutura física, além de redução no impacto ambiental ao evitar o uso de papel em impressões. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Executivo Federal na implantação de políticas para o “Governo Digital”.





FONTE: GOVERNO DO BRASIL

Ofertas do Dia Amazon
Ofertas do Dia Amazon
Ofertas do Dia Amazon
2019-07-29T20:02:00+00:0029 julho, 2019|Categories: #200dias, e-Sindical, Justiça|0 Comentários

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza cookies e outros recursos. Ok